Translate

CULTURA DE SEGURANÇA



Original Language

O que significa o conceito de “Cultura de Segurança” ?


É a combinação de compromissos e atitudes, nas organizações e indivíduos, que estabelecem como PRIORIDADE ABSOLUTA que os assuntos relacionados com a segurança recebam atenção certa no tempo certo.

Muitas vezes dedicamos toda atenção à segurança, o tempo todo e mesmo assim não temos cultura de segurança que é Atenção Certa no Tempo Certo.  Atenção certa no tempo certo é o que pode ser reconhecido como tecnologia (como se faz) de segurança.

Atenção certa significa não apenas seguir normas, estabelecer controles, fazer inspeções, fazer o melhor treinamento e utilizar os melhores recursos disponíveis de segurança.  Atenção Certa significa a atitude na medida exata para evitar o acidente.

Tempo certo, significa não apenas prontidão, dedicação permanente, cuidado constante, verificação redundante, aperfeiçoamento contínuo nas melhores práticas de segurança.  Tempo Certo significa a atitude no momento exato no qual um acidente pode ser evitado.

Não adianta adotar permanentemente todos os procedimentos e boas práticas de segurança se, num único momento (Tempo Certo) em que uma ação (Atenção Certa) capaz de evitar um acidente precisa ser realizada isto não acontece.

Resumindo:  “É preciso saber exatamente que ação deve ser adotada, e a hora boa de ser adotada é a que consegue evitar o acidente”

"Iceberg da Cultura de Segurança"

Das ações individuais e corporativas relacioandas com a segurança, apenas os comportamentos explícitos. como a criação e o cumprimento de normas são aparentes e visíveis.  Estas ações são semelhantes a parte de um iceberg que fica acima do nível da água. O que realmente as pessoas pensam, as intenções, os valores e em que de fato elas acreditam, tudo isso fica oculto como a parte submersa do iceberg.  Este conjunto de ações , influências e comportamentos que permanecem ocultos, não pode ser analisado nem estudado apenas por métodos e análises objetivas.  O aperfeiçoamento destes fatores depende de mecanismos complexos, multidisciplinares com características semelhantes a formação cultural.


Qual a origem do termo “Cultura de Segurança” ?


Em 26 de abril de 1986 aconteceu um dos mais emblemáticos acidentes de todos os tempos:  o acidente nuclear na central de Chernobyl, União Soviética.  Muitas lições foram aprendidas com as investigações e estudos que se sucederam ao acidente.  Foi um aprendizado de alto preço, pois além das vítimas e fatalidades imediatas, as consequências dos danos ao meio ambiente e à população permanecem até hoje, décadas depois do acidente, e ainda permaneceráo por muito tempo.

Muitas mudanças aconteceram nas usinas nucleares de todo o mundo depois do acidente de Chernobyl.  Na realidade estas mudanças não se limitaram ao campo da engenharia nuclear, mas influenciou mudanças e criou novos conceitos sobre a segurança de todos os tipos de empreendimentos tecnológicos.  A área nuclear que sempre foi referência de alta tecnologia e segurança, também deixa como legado o histórico do conjunto de falhas generalizadas que culminaram numa catástrofe que se tornou “símbolo” de catástrofe tecnológica.

Dos estudos e lições aprendidas com Chernobyl, um dos conceitos pós acidente mais positivos para a elevação do nível de segurança dos empreendimentos tecnológicos é o conceito de “Cultura de Segurança”.  Especialistas e investigadores de todo o mundo estudaram e até hoje estudam os acontecimentos daquela madrugada de abril de 1986 na Ucrânia.  Dentre as conclusões mais importantes, está que o conjunto de fatores e condições que resultaram no acidente nuclear de Chernobyl são tão complexos e surpreendentes que extrapolam os problemas técnicos e operacionais, se constituindo em um problema de abrangência cultural.

A antiga União Soviética tinha na Central Nuclear de Chernobyl, não apenas um ativo de geração elétrica para compor sua malha energética, mas um objetivo inegável dessa Central era o aproveitamento dos elementos combustíveis queimados como matéria prima para ogivas nucleares com fins militares.  Temos que reconhecer que todas os reatores nucleares do mundo, após o ciclo de queima dos elementos combustíveis, fornecem material radioativo para ogivas nucleares com fins militares.  Todo elemento combustível queimado de reatores nucleares serve para fins militares.  Entretanto o problema em Chenobyl é que esse objetivo era demasiadamente valorizado na estrutura da época na antiga União Soviética e isso influenciou o projeto da Central de Chernobyl e também sua operação e procedimentos.  Havia uma cultura de produtividade de geração elétrica e cultura estratégica militar.

Essas culturas influenciaram muito os métodos, ações operacionais e projeto.  A moderação por grafite pode ter sido uma solução otimizada dentro dessas culturas, mas certamente não seria cabível se a cultura dominante fosse uma “Cultura de Segurança”.  A partir disso, os especialistas identificaram a necessidade de desenvolvimento de uma abordagem específica das questões relacionadas com a segurança, onde a atenção certa fosse dada no tempo certo para as questões relacionadas com a segurança.  Assim surgiu o termo “Cultura de Segurança” o qual hoje se aplica a todos os empreendimentos tecnológicos.

O sucesso de um empreendimento tecnológico está associado ao respeito aos fatores humanos, ambientais, econômicos e sociais que estão sob sua influência. Bons valores estabelecem a boa Cultura de Segurança !