Translate

SAFETY PEER REVIEW - REVISÃO DE SEGURANÇA POR PARES



A gestão da segurança é um fator essencial para o sucesso de uma empresa em qualquer setor. Os benefícios para o negócio, relacionados à imagem da empresa, a redução de custos, a proteção da vida e do meio ambiente são os objetivos do gerenciamento dos riscos.  Agrega-se a isso a elevação da motivação dos funcionários, a conquista da confiança de clientes e dos investidores como valores reconhecidos pelas altas lideranças de grandes empresas associados à segurança e gerenciamento de riscos.

O compartilhamento de experiência e conhecimento é, sem dúvida, um elemento significativo no bom desempenho de qualquer sistema de gestão de segurança.

Com o objetivo de fornecer as empresas um método simples e prático para compartilhar conhecimento com eficiência e gerar recomendações que tornem as operações mais seguras, apresentamos a utilização da técnica "Revisão de Segurança por Pares" (Safety Peer Review) na área industrial destacando as vantagens e desafios de sua aplicação.

DESCRIÇÃO DA TÉCNICA

A Revisão de Segurança por Pares não é um processo novo, mas recentemente tem sido utilizado na área de petróleo e gás com resultados comprovados para melhorar as condições de segurança na indústria.  A técnica pode ser aplicada em qualquer área tecnológica.  Tendo como origem a aplicação no setor nuclear, o conceito da revisão de segurança por pares é intuitivo, significa que um projeto, uma instalação ou operação pode ser revista por profissionais com o mesmo nível de competência técnica, que atuem em processos similares e que sejam capazes de levantar questões e propor soluções advindas de seu conhecimento e experiência.

O processo de trabalho é simples e as principais etapas de sua aplicação estão ilustradas na figura a seguir.




A etapa de preparação consiste na definição do escopo da revisão, os principais pontos a serem observados, definição dos representantes de cada instalação, do local das reuniões e principalmente da análise técnica da documentação de segurança das Unidades revisadas.  Na etapa de “Preparação do Brainstorm”, o profissional que irá liderar a reunião deve se preparar e identificar, de acordo com o tipo de atividade, os riscos, os equipamentos / instalações críticos, as barreiras de segurança (preventivas ou corretivas) e a gestão de segurança existente.




Para registrar as informações é elaborado um protocolo típico com questões mínimas importantes para serem discutidas durante a reunião. Notar que este protocolo é um “draft” e que servirá apenas de orientação durante a reunião. O protocolo final é consolidado com os resultados obtidos das discussões do “Brainstorm” com a participação de operadores e especialistas experientes de cada Unidade em revisão.  A reunião de “Brainstorm” consiste em reunir um grupo de profissionais, que exercem a mesma atividade em outras áreas da empresa e fazê-los refletir sobre os principais pontos de desconforto relacionados aos aspectos de segurança durante a operação de uma instalação industrialA expressão que melhor traduz esse momento é a pergunta:   “o que tira o seu sono em termos de segurança ?”.

Esta reunião começa com uma breve explanação sobre o objetivo do trabalho e estabelece algumas premissas básicas válidas para as discussões, dentre elas, podemos citar:

- Todas as ideias, dúvidas, questionamentos, opiniões são importantes e relevantes
- Não é uma auditoria
- O foco é em segurança (e não na parte operacional)
- A troca de informações é contínua (canal de comunicação)

Os participantes expõem livremente suas ideias e opiniões e, na sequência, são realizadas discussões e agrupadas as ideias em comum. Com as ideias agrupadas, a equipe de trabalho discute e analisa o draft do protocolo de segurança elaborado, eliminando, incluindo ou alterando algumas questões em função de características específicas da instalação/operação em análise.  O protocolo de segurança resultante do “brainstorm” é então consolidado e após sua conclusão é agendada uma visita às instalações para aplicação deste protocolo pelo grupo de trabalho.  A aplicação do protocolo é realizada nas instalações, com verificações de campo e documentais, para que as questões sejam adequadamente respondidas. Na maioria dos casos esta fase tem duração de um dia, contando com uma equipe com 3-5 componentes.  O Safety Peer Review não possui uma frequência regular e deve ser aplicado como algo a mais em relação a rotina de gerenciamento de riscos e segurança.  O Safety Peer Review gera como produto um relatório extra com recomendações que vão além do que normalmente é apurado com as auditorias e ferramentas tradicionais de gestão de riscos e segurança.
RESULTADOS
Entre os principais benefícios da utilização do “Safety Peer Review” para melhoria da segurança, podem ser destacados as seguintes vantagens: 

  • Elaboração de um protocolo de segurança customizado e elaborado por especialistas para a atividade / operação em revisão; 
  • Recomendações, sejam elas preventivas ou mitigadoras, para aumentar a segurança; 
  • Identificação de “Boas Práticas” para serem divulgadas; 
  • Integração e oportunidade de compartilhar desafios e soluções entre várias áreas operacionais e, também, com a área de segurança corporativa das empresas; 
  • Custo Baixo, tendo em vista a possibilidade de uso de recursos internos da empresa de diferentes localidades; 
  • Resultados em curto espaço de tempo.
Cabe ainda observar que apesar do grau de simplicidade da técnica, alguns cuidados devem ser adotados para que os resultados sejam positivos. Um destes pontos de atenção é a escolha da equipe do Safety Peer Review. Obviamente a escolha de profissionais com conhecimento e experiência no assunto em análise é um requisito mínimo. Entretanto, torna-se também necessário identificar pessoas com perfis que saibam ouvir, sejam reconhecidas em suas áreas de trabalho e possuam espírito de colaboração. A seleção do líder também é relevante, ele deve ser um bom comunicador, independente, ter conhecimento no assunto e poder de síntese.

A Revisão de Segurança por Pares (Safety Peer Review) é uma técnica simples, prática e eficiente, que serve como instrumento para compartilhar conhecimento e experiência, contribuindo para a melhoria das condições de segurança de uma instalação ou operação em uma unidade industrial.  Além das recomendações geradas como resultado da aplicação deste método, sua adequada utilização colabora para abrir e manter um canal de comunicação, capaz de proporcionar maior integração entre as áreas operacionais e de segurança, um melhor entendimento dos desafios de cada área e a oportunidade de identificar as melhores soluções.  A Revisão de Segurança por Pares (Safety Peer Review) já vem sendo utilizada na Indústria de Petróleo e Gás com resultados comprovados.  Em 3 edições recentes a metodologia analisou 6 Unidades, revisando mais de 5000 recomendações de segurança identificando e corrigindo vulnerabilidades latentes que seriam de difícil detecção pela rotina e ferramentas convencionais de gerenciamento de riscos e segurança.

Por ser uma técnica de fácil utilização o campo de abrangência é muito vasto, podendo ser aplicada tanto em instalações complexas como usinas nucleares, plataformas de produção / perfuração de óleo e gás (FPSO, Drilling Units, etc.), como em Unidades mais simples, como bases de distribuição de gás, terminais de armazenamento, etc.

REFERÊNCIAS
  • PORTELA DA PONTE JR., G., Gerenciamento de Riscos na Indústria de Petróleo e Gás, Elsevier, Rio de Janeiro, BRASIL (2015). CLIQUE AQUI E ACESSE O LIVRO


  • Guidelines for Peer Review of Safety Aspects of Long Term Operation of Nuclear Power Plants, IAEA, Viena (2014).
  • www.RISKSAFETY.com.br oferece assessoria para aplicação da técnica de revisão de segurança por pares "Safety Peer Review"