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SEGURANÇA E O GÁS NATURAL VEICULAR - GNV

O especialista Gerardo Portela foi entrevistado sobre as principais recomendações de segurança para o abastecimento de automóveis com Gás Nautral Veicular GNV.   Na TV o tempo é limitado mas aqui você pode ter acesso não somente à entrevista mas também a um resumo técnico dos principais cuidados com a segurança recomendados para os usuários desse combustível.  Assista o vídeo clicando no link abaixo e entenda todas as recomendações de segurança através do texto explicativo. 





CONVERSÃO PARA GÁS NATURAL

Os veículos originalmente projetados para rodar com gasolina ou álcool podem receber um kit especial que os torna bicombustível; assim, os carros podem rodar com gás natural ou com combustível original. O motorista faz sua escolha acionando um simples botão instalado no painel do veículo (chave comutadora).

Atualmente, para a conversão de veículos flex, é necessário que o proprietário do veículo escolha o combustível que irá operar alternativamente ao GNV (álcool ou gasolina), já que os kits atuais não controlam os três combustíveis.

Testes já estão sendo realizados por fabricantes de kits de quinta geração para a utilização dos três combustíveis alternadamente (GNV, álcool ou gasolina).

O kit consiste em diversos equipamentos, incluindo um ou mais cilindros de gás. Somente oficinas credenciadas pelo INMETRO podem fazer a instalação do kit de conversão. Essas oficinas fornecem o "Certificado de Homologação de Montagem” do kit. Esse documento atesta que todas as normas técnicas estabelecidas pela ABNT foram cumpridas, permitindo que o veículo seja legalizado junto ao departamento de trânsito local. Além disso, a oficina deve oferecer ao usuário um manual (ou cartilha) com informações sobre procedimentos operacionais de rotina. Confira as oficinas homologadas pra instalação e manutenção no link abaixo:

INMETRO (hiperlink:http://www.inmetro.gov.br/inovacao/oficinas/index.asp)


CUIDADOS COM A CONVERSÃO

- Só converta seu carro em oficina homologada pelo Inmetro.
- Exija da convertedora a nota fiscal, o Certificado de Registro de Instalador (CRI), emitido pelo Inmetro para fazer o registro de conversão do Detran, laudo(s) de certificação do(s) cilindro(s) e atestado da qualidade do instalador registrado.
- Faça as revisões periódicas do kit e cilindro só em convertedoras certificadas pelo Inmetro.
- Não aceite peças usadas, cilindro recondicionado ou de procedência desconhecida e tubos de cobre. Na instalação, exija tubos de aço.

CUIDADOS COM O CILINDRO

Os cilindros devem ser sempre de aço especial, de alta resistência para GNV (NBR 12790 ou ISO 4705) e devem ser fixados com suportes adequados. Não permita, jamais, soldas nos cilindros, pois esse é um ponto sem resistência, com sérios riscos de ruptura e vazamento do combustível.

CUIDADOS NO ABASTECIMENTO

- Ao abastecer, desligue o motor, o rádio e o telefone celular.
- Apague os faróis.
- Freie o seu veículo.
- Não fume.
- O motorista e os passageiros devem sair do carro.
- Exija que o veículo seja sempre aterrado.
- Certifique-se de que a mangueira de abastecimento de GNV foi desconectada antes de arrancar.

PRESSÃO DE ABASTECIMENTO

Não deve, nunca, ultrapassar 220 kgf/cm². O kit e os cilindros são dimensionados para 220 kgf/cm² de pressão máxima. Pressões acima desse limite podem causar vazamentos no sistema, diminuindo a vida útil do seu equipamento e correndo o risco de provocar acidentes.

CUIDADOS GERAIS

- Não tente você mesmo consertar os pequenos defeitos. Procure a convertedora.
- Não confunda gás natural veicular (GNV) com o gás de cozinha (GLP). Jamais use o botijão de GLP no seu veículo;
- Seja um fiscal do Programa de GNV, denunciando os clandestinos para preservar a segurança de todos.
- Não rode com qualquer tipo de vazamento. Assim que notar algo suspeito, procure a assistência técnica.
- Não permita que curiosos mexam na regulagem do carro. Em caso de mau funcionamento, verifique se o filtro de ar, as velas ou qualquer outra parte da ignição estão sujos ou precisando de reposição.

IMPACTO NO MEIO AMBIENTE

A queima do gás natural é muito mais completa que a queima da gasolina, do álcool e do diesel. Por isso, os veículos movidos a gás natural (gás metano veicular) emitem menos poluentes, tais como óxidos nitrosos (NOX), dióxido de carbono (CO2) e principalmente o monóxido de carbono (CO). O gás natural é, sem dúvida, a melhor opção de combustível para utilização em centros urbanos, onde os controles de poluição estão ficando cada vez mais rigorosos, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da população.